O movimento, para as crianças, é necessário para a aprendizagem. Os corpos jovens são receptores sensoriais afinados que coletam informações, curiosos e ansiosos para explorar o mundo ao seu redor.1 A criança está em um período de sensibilidade para adquirir consciência cinestésica e sensorial, juntamente com a consciência de seus próprios pensamentos e emoções – que às vezes parecem excessivos. Aprender através do movimento permite que as crianças se envolvam em experiências alegres e intuitivas que levam a hábitos auditivos produtivos. Este envolvimento lúdico mantém os alunos atentos aos seus corpos, ao mesmo tempo que permite que conceitos abstratos como a notação rítmica cresçam a partir de experiências naturais.
A alegria de se mover e responder à música é inata, como pode ser visto em bebês que dançam movendo seus corpos ao som da música, antes mesmo de saberem andar. Existem fortes conexões bidirecionais no cérebro humano entre nosso córtex auditivo e o centro de controle motor.2 O impulso rítmico é a força motriz por trás de toda música, e os alunos que não desenvolvem um forte senso de pulsação no início de seus estudos musicais poderão mais tarde carecer de fraseado, fluência e impulso; em suma, eles não soarão musicais.
No entanto, para muitos professores, a forma como trabalhamos com o ritmo é mais matemática do que musical; os alunos podem aprender a “contar”, mas não a sentir verdadeiramente o impulso rítmico em seus corpos. A ênfase não deve ser apenas na leitura rítmica, mas também na escuta e na resposta aos padrões rítmicos. Embora qualquer conceito musical possa ser experimentado como movimento de todo o corpo, ele é ideal para a internalização da pulsação e a experiência de tempos, métricas e padrões rítmicos contrastantes.
O movimento não é apenas uma forma de proporcionar uma “pausa” na aprendizagem; além disso, é crucial para o desenvolvimento do cérebro da criança.
Os benefícios do movimento consciente
Quando a prática rítmica é combinada com movimentos lentos e integrados, e particularmente quando usada correlativamente com a respiração, os benefícios são ampliados. O impacto positivo do movimento consciente nas habilidades cognitivas, físicas e emocionais foi bem documentado em pesquisas, com benefícios físicos incluindo melhor coordenação, consciência corporal e estabilidade postural.
O movimento consciente também aumenta a concentração e a atenção, aumenta a memória e melhora o conjunto de habilidades mentais chamadas “habilidades de funções executivas”, que incluem a capacidade de planejar, organizar e manter o foco nas tarefas enquanto resiste às distrações. Ele aumenta a mielinização entre os dois hemisférios cerebrais, permitindo o processamento integrativo em todo o cérebro, e alivia o estresse, resultando em melhor audição, compreensão e retenção de conceitos.3
Existem benefícios musicais também. O movimento consciente aumenta o processamento auditivo e a capacidade de resposta, e auxilia no desenvolvimento do sistema vestibular ou do ouvido interno, que está envolvido não apenas no equilíbrio e na orientação espacial, mas também no processamento da linguagem e na discriminação sonora. Com estes benefícios, o movimento consciente é particularmente benéfico para crianças com necessidades especiais, incluindo aquelas com TDAH, transtorno de processamento sensorial, ansiedade e autismo.4
Progressão do Desenvolvimento
Num processo conhecido como “progressão do desenvolvimento”, as crianças utilizam primeiro os músculos maiores do corpo, como os braços e as pernas, antes de desenvolverem força e destreza nas mãos. Nas aulas de música, as habilidades motoras finas se desenvolvem a partir de movimentos grosseiros de todo o corpo, que podem ser integrados a conceitos musicais que melhoram a discriminação auditiva. Os alunos podem aprender a internalizar o pulso usando movimentos como caminhar, balançar, pular, saltar, correr, chutar, bater os pés e balançar os braços ao som de uma peça musical.
Ouvir e responder a padrões rítmicos através do movimento leva à capacidade de traduzir símbolos na página como ritmos audiados – ritmos que são ouvidos na mente. Audiar ritmos internamente nos ajuda a criar música que tenha um forte senso de pulsação e fluência; um aluno que pratica definir o andamento “contando” um compasso que ouve em sua mente está audiando. A prática precoce da regência aprimora a audiação; os alunos que regem em tempos binário e ternário aprenderão, por contraste, a “sensação” desses diferentes padrões métricos. Os alunos podem usar habilidades motoras grossas para reger usando todo o corpo através de uma combinação de movimentos dependendo da métrica, podendo incluir mover os braços lateralmente ao corpo, amplamente para o lado, para a posição de oração e acima da cabeça (ver Figura 1 para um exemplo de movimento ternário).
Figura 1:
Pose de Montanha
Pose de Oração
Pose “Saudação Ascendente”
Desenvolvendo Fluência Rítmica
Alunos normalmente aprendem o conceito de pulsação (pulso), que pode ser comparado a um batimento cardíaco, antes do conceito de duração, muitas vezes começando com semínimas e depois passando para mínimas. Mas a ênfase na batida em si, normalmente através de palmas, não incorpora o movimento em direção ou além do pulso, da batida, que é o que faz a diferença entre uma performance metronômica e uma performance rítmica e musical. Como uma criança pulando corda, o pulso seria a corda batendo no chão, mas o movimento de aproximação e afastamento desse pulso ocorre em um movimento circular. Uma sensação de movimento para o próximo pulso forte dá energia a muitas peças, como na música de J. S. Bach.
Um conceito fundamental na euritmia de Dalcroze é que o fluxo musical ocorre a partir da sensação de três partes do pulso: anacruse (preparação); crusis (a batida); e metacruse (seguimento). Dalcroze também disse que o pulso têm três qualidades: tempo, espaço e energia.5 O movimento proporciona uma maneira ideal de sentir o espaço entre os pulsos porque os alunos podem experimentar como seus corpos devem se preparar, rápida ou lentamente, para cada pulso. Em vez de bater palmas, um “fluxo de braço” ilustra o ciclo de uma batida dentro de um padrão métrico: os alunos podem começar com os braços ao lado do corpo e gradualmente levantá-los acima da cabeça e depois colocá-los em posição de oração no centro do coração para um compasso completo (Vídeo 1; visite pianoinspires.com para ver os vídeos associados a este artigo).
Equilibrar o peso de todo o corpo movendo-se no espaço e transferir o peso de um lado para o outro do corpo durante a caminhada também ensina os alunos sobre o fluxo de energia. Os alunos podem mover-se perante a uma performance improvisada pelo professor, em tempos rápidos, médios e lentos, para experimentar como a mesma quantidade de energia pode ser usada para passos cada vez mais rápidos ou para passos mais longos, mais lentos. Para adicionar variedade com movimento integrado, os alunos podem usar de forma semelhante um “Walking Warrior”; com os braços acima da cabeça, eles colocariam um pé na frente do outro com o joelho dobrado na pose de ioga “Guerreiro I” para atravessar a sala enquanto ouvem a performance de um aluno ou professor (Vídeo 2; Figura 2).
Figura 2:
Guerreiro I
Os alunos que começam a ler diretamente novas peças ao piano sem ouvir e cantar a música primeiro, terão maior probabilidade de tocar de forma não musical – com igual ênfase em cada pulso, num ritmo correto, mas metronômico, sem um sentido de direção para a frente. Em vez disso, os professores podem utilizar as três fases de preparação, apresentação e reforço para garantir que os alunos tenham um modelo auditivo forte de como a peça deve soar, talvez mesmo antes de a verem na página. Ao serem apresentados a novas peças, os alunos podem se movimentar enquanto ouvem a demonstração do professor; na fase de reforço, eles podem se mover enquanto ouvem a performance de um colega. Cantar letras bem escritas enquanto se movimentam ajuda a reforçar ainda mais a forma e o fluxo de cada frase.
Alinhando Respiração e Corpo
Cantores, instrumentistas de sopro e metais usam a respiração como um componente natural e intuitivo para formular decisões quanto ao fraseado. Infelizmente, os pianistas podem fazer música sem considerar a respiração, o que significa que muitas vezes perdemos esta oportunidade de sentir desde o início a configuração da frase e a estrutura rítmica nos nossos corpos, desde o princípio. Toda respiração pode ser praticada em correlação com o movimento consciente e a prática rítmica; no fluxo de braço mencionado acima, por exemplo, em vez de cantar, os alunos podem inspirar ao levantar os braços em duas semínimas e expirar ao abaixar os braços em uma mínima. Quando respiramos conscientemente enquanto nos movemos, aprendemos a prestar atenção à respiração, ganhando maior controle sobre ela em situações de performance quando os níveis de estresse são maiores.
Em conexão com o movimento, os alunos normalmente devem inspirar para levantar e expandir o corpo (como ficar de pé ou estender-se para trás) e expirar para abaixar, fechar ou manter a extensão axial. Tipos específicos de respiração podem ser usados para aumentar ou diminuir a energia. As técnicas que provocam a resposta parassimpática são apropriadas quando o nível de energia da turma é muito alto ou quando os alunos parecem ansiosos ou frustrados. Com a “respiração de balão”, os alunos podem imaginar encher um balão na barriga a cada inspiração para uma respiração diafragmática calmante, talvez enquanto batem ritmos na barriga. O “bafo de coelho”, por outro lado, aumenta a energia; envolve inspirar três vezes e depois expirar continuamente pelo nariz contando até três (Figura 3). Os alunos podem praticar esta respiração enquanto regem ou tocam padrões ternários.
Figura 3:
Inspirar-Inspirar-Inspirar | Expirar
Bafo de Coelho
Movimento Translateral
Os terapeutas ocupacionais referem-se à atividade de mover uma parte do corpo para o outro lado do corpo como movimento “transversal lateral” ou “cruzamento da linha média”. A “linha média” é uma linha vertical imaginária que separa as metades esquerda e direita do corpo. As crianças que têm dificuldade em cruzar essa linha muitas vezes têm dificuldade para ler, escrever e sincronizar as habilidades motoras finas e grossas. O movimento transversal fortalece as vias das células nervosas que ligam ambos os lados do cérebro através do corpus callosum.6 Esses exercícios, que podem ser usados como “pausas cerebrais” no meio de uma aula, são particularmente benéficos para a integração do cérebro e ajudam a desenvolver a coordenação e foco.
Os movimentos físicos solidificam novas informações nas redes nervosas.
Os alunos podem movimentar-se através de poses trans-laterais em resposta rítmica a uma peça musical, regendo, dançando com lenços em um movimento de figura 8 ou batendo palmas com parceiros ao som de músicas como “Hot Cross Buns” ou “Pat-a-Cake”. Os alunos podem mover-se ao ritmo de uma peça em pé ou sentados na “pose de borrifador” (Figura 4) e girando de um lado para o outro com as mãos nos ombros. Na “cegonha marchando” (Figura 5), os alunos batem uma mão de cada vez no joelho oposto enquanto marcham no ritmo. Em vez de caminhar, os alunos também podem praticar “natação”, onde dão um passo à frente com um pé e “nadam” o braço oposto para a frente ao mesmo tempo. Para facilitar o aprendizado, os alunos podem colocar adesivos coloridos em mãos e pés opostos. Canções folclóricas conhecidas também podem ser usadas para vincular o movimento ao canto; por exemplo, os alunos podem ficar em “pose de estrela” (Figura 6) com as pernas bem afastadas e colocar uma mão de cada vez no chão enquanto cantam “Twinkle, Twinkle Little Star”.
Estabilidade Postural
Algumas habilidades básicas que precisam ser implementadas para o desenvolvimento de habilidades motoras finas incluem força e estabilidade do ombro, cotovelo e punho. Nos músicos, uma estabilidade central permite uma postura mais equilibrada, maior liberdade e amplitude de movimento dos membros, mais potência para controle do som e redução do risco de lesões. Para reforçar a estabilidade postural enquanto seguem ao som de uma canção folclórica bem conhecida, os alunos podem sentar-se em “postura de barco” (Figura 7) com os dedos dos pés fora do chão ou no chão, para estabilidade, e remar com os braços entrelaçados de um lado para o outro, enquanto cantam “Merrily We Roll Along” (Vídeo 3). A “postura de sapo” (Figura 8), um agachamento baixo, também desenvolve uma força central e a estabilidade postural.6 Os alunos podem praticar saltando da posição de agachamento para a posição em pé; este movimento poderia, por exemplo, ser usado para ajudar os alunos a sentir as “grandes batidas” (ou os tempos fortes) em compassos 6 por 4 (Vídeo 4).
Movimento Translateral
Figura 4: Pose de Borrifador
Figura 5: Cegonha Marchando
Figura 6: Pose de Estrela
Estabilidade Postural
Figura 7: Postura de Barco
Figura 8: Postura de Sapo
O movimento não é apenas uma forma de proporcionar uma “pausa” na aprendizagem; além disso, é crucial para o desenvolvimento do cérebro da criança. Os movimentos físicos solidificam novas informações nas redes nervosas. Se aproveitarmos as inclinações naturais dos nossos jovens alunos para se moverem e responderem com curiosidade à música que ouvem, podemos ajudá-los a internalizar a sua compreensão da pulsação, do gesto rítmico e da musicalidade desde o início de seus estudos musicais. Os benefícios a longo prazo de tal abordagem incluem maior prazer no estudo musical, bem como a capacidade de tocar com facilidade, fluência e musicalidade.
Se aproveitarmos as inclinações naturais dos nossos jovens alunos para se moverem e responderem com curiosidade à música que ouvem, podemos ajudá-los a internalizar a sua compreensão da pulsação, do gesto rítmico e da musicalidade desde o início de seus estudos musicais.
REFERÊNCIAS
1 Carla Hannaford, Smart Moves: Why Learning is Not All in Your Head, 2nd ed. (Salt Lake City, UT: Great River Books, 2005), 92.
2 Adriana Barton, Wired for Music: A Search for Health and Joy through the Science of Sound (Berkeley, CA: Greystone Books, 2022), 36.
3 Lesley McAllister, Yoga in the Music Studio (New York: Oxford, 2020).
4 Lisa Flynn, Yoga for Children: 200+ Yoga Poses, Breathing Exercises, and Meditations for Healthier, Happier, More Resilient Children (Avon, MA: Adams Media, 2013), 56.
5 Julia Schnebly-Black and Stephen F. Moore, Rhythm: One on One (Van Nuys, CA: Alfred, 2004).
6 Flynn, Yoga for Children, 32.
7 Dee Hansen and Elaine Bernstorf, “Linking Music Learning to Reading Instruction,” Music Educators Journal 88, no. 5 (March 2002): 21–27.
8 Danielle Bersma and Marjoke Visscher, Yoga Games for Children: Fun and Fitness with Postures, Movements and Breath (Alameda, CA: Hunter House Publications, 2003).
LESLEY MCALLISTER, DMA, NCTM, é professora de pedagogia de piano e diretora de estudos de piano na Baylor University em Waco, Texas. Escritora e clínica ativa, ela publicou dois livros sobre o bem-estar dos músicos: The Balanced Musician e Yoga in the Music Studio.