Guiding Intermediate Pianists Abstracts for Volume 13, No. 3

Translations by Ricardo Pozenatto

A Hummel Treasure Hunt – By Joanne Haroutounian, p. 39

Uma caça ao tesouro de Hummel – Por Joanne Haroutounian, p. 39

Este artigo descreve a jornada pessoal na pesquisa de um concertino para piano de Johann Nepomuk Hummel durante a década de 1980, antes das conveniências da Internet. Desde a primeira vez que ouviu a música em um rádio-relógio, a autora pesquisou na Biblioteca do Congresso e na Biblioteca Britânica, localizando o Concertino para Piano, opus 73. No processo, ela descobriu o principal tratado pedagógico de Hummel que incluía informações abrangentes sobre como ensinar piano em 1800. O volume também incluía um tesouro de peças charmosas de nível intermediário que não estavam prontamente disponíveis. Sua pesquisa levou à publicação do concertino para piano assim como peças miniaturas para piano.

Cécile Chaminade’s Album des enfants: A Treasure-trove of Teaching Pieces for the Intermediate Pianist – By Adrienne Wiley, p. 33

Album des enfants de Cécile Chaminade: Um tesouro de peças de ensino para o pianista intermediário – Por Adrienne Wiley, p. 33
É uma pena que a música para piano de Chaminade tenha sido literalmente varrida para baixo do tapete. Ela, entre outras compositoras, forneceu uma riqueza de composições para o pianista em formação: sua música é pedagogicamente sólida, musical, tecnicamente apropriada e, francamente, bastante convidativa em som e estilo. Sua produção composicional para piano conta com mais de 200 peças. Este artigo tratará das obras encontradas em seu Album des enfants, livros 1 e 2.

Practicing Alongside our Intermediate Students – By Sara Ernst, p. 11

Estudando ao lado de nossos alunos intermediários – Por Sara Ernst, p. 11

Depois que os hábitos fundamentais são estabelecidos durante o estudo elementar, os anos intermediários se tornam um período para adquirir uma caixa de ferramentas de técnicas

práticas. Idealmente, a tarefa semanal de piano fornece ao pianista intermediário um esboço equilibrado do estudo, incluindo aquecimentos, música para diversão pessoal, repertório nos estágios de aprendizagem e repertório que está sendo aprimorado para execução. A preparação para o estudo em casa ocorre durante a aula de piano, de forma que o professor orienta a prática em todas as aulas e frequentemente pede ao aluno que demonstre estratégias específicas. Por meio do uso de abordagens pedagógicas essenciais, os professores podem levar seus alunos a uma maior independência e prontidão para a performance.

Teaching Contemporary Piano Techniques to Intermediate Piano Students with Alexina Louie’s Star Light, Star Bright – By Lynn Worcester Jones, p. 17

Ensinando técnicas contemporâneas de piano para alunos de piano intermediários com Star Light, Star Bright de Alexina Louie – Por Lynn Worcester Jones, p. 17
Apresentar aos alunos de piano intermediários as técnicas e estilos composicionais dos séculos XX e XXI é essencial, especialmente à medida que passamos dos alunos da Geração Z para os da Geração Alfa (nascidos no início de 2010). Essas técnicas incentivam os alunos a desenvolver um maior controle rítmico, perceber seu som de maneira diferente, explorar novas liberdades e construir seu maestro interior à medida que absorvem a importância dos valores rítmicos e novas abordagens de tempo e espaço. Este artigo oferece conselhos pedagógicos sobre o ensino dessas técnicas com Star Light, Star Bright de Alexina Louie – um conjunto musicalmente rico e celestial de nove peças pedagógicas de piano solo feitas sob medida para essa finalidade.

The Legacy of Frances Larimer – By Yeeseon Kwon, Gayle Kowalchyk, and E. L. Lancaster, p. 46

O Legado de Frances Larimer – Por Yeeseon Kwon, Gayle Kowalchyk e E. L. Lancaster, p. 46

Quando Frances Larimer faleceu em 21 de outubro de 2021, a comunidade americana da pedagogia do piano perdeu um pioneirismo no campo do piano em grupo, pedagogia do piano e formação de professores de piano. Três ex-alunos e influenciadores da pedagogia refletem sobre a vida de Larimer, o desenvolvimento do programa na Northwestern University e a orientação que se estendeu e deixou um legado duradouro em nosso campo.

The Legacy of Miriam Hyde – By Jerry Wong, p. 25

O Legado de Miriam Hyde – Por Jerry Wong, p. 25

Miriam Hyde (1913-2005) foi uma figura proeminente na vida musical da Austrália por décadas. Compositora, pianista, educadora e jurada frequente, ela se destacou em todas as áreas de sua vida artística. Após estudos no exterior no Royal College of Music em Londres, ela voltou para a Austrália e deu início a uma produção composicional significativa que era frequentemente vinculada ao plano de estudos do Australian Music Examinations Board. Seus trabalhos variam de materiais para leitura à primeira vista a obras de concerto, e uma investigação sobre seu estilo composicional revela níveis iguais de expressividade e intenção pedagógica.

Search
piano inspires logo, black with colored stripes in the tail of the piano